Bairros demolidos...
O Bairro das Marianas, Freguesia de Carcavelos, era/é das zonas do concelho, a par com o Bairro do Fim do Mundo, São João do Estoril das zonas mais perigosas. Quando se mostrava resistência a um assalto a boca que se ouvia era sempre algo tipo "'tás-te a meter comigo? Olha qu'eu sou das marianas!". Isto já todos sabemos. Também é conhecida promessa eleitoral de sucessivos governos desde o tempo da outra senhora (literalmente) o desmembramento desses locais.
Quem passa por lá nestes últimos 4/5 meses repara que "já" 95% das barracas foram abaixo e os moradores mudados para bairros sociais. Até agora tudo bem, pois mais vale tarde do que nunca.
Agora a parte muito negativa...a reinserção dos antigos moradores foi feita, na sua maioria no supra mencionado "Bairro do Fim do Mundo". Ora, as marianas eram conhecidas pelo tráfico de droga e prostituição, a par dos assaltos e furtos...o FM era conhecido pelos assaltos, prostituição, pedofilia, a par do tráfico de droga. Alguém muito inteligente resolveu juntar os dois fazendo uma excelente analogia à celebre expressão "junta-se a fome à vontade de comer". O FM é tão imponente que quando chegava droga eram lançados foguetes! Muitos sítios utilizam esse método mas fazia-me impressão estar em casa e ouvir aquilo pensando "olha...mais um carregamentozito". Será que as autoridades não sabiam disso? É que isto era realmente do conhecimento geral!
Outra situação negativa é a javardice humana que paira nessa zona de Carcavelos...não raras as vezes passo na Estação de Serviço da BP e vejo, com bastante desagrado, a quantidade enorme de toxicodependentes e prostitutas que pairam lá ao pé. Eles a injectarem-se sem sequer se esconderem e elas ali á vontade dando a perceber o que estão a fazer até ao transeunte mais distraído. Isso cá fora.
Lá dentro a situação equipara-se. Estão sempre 4 ou 5 tipos com o ar mais sujo e consporcado que se pode imaginar a comprar qualquer coisinha para matar a fome...normal,talvez... não fosse o mau cheiro e até, por vezes, o pagarem o que devem com uma seringa espetada no braço! Parece surreal, mas um amigo de confiança confidenciou-me tal situação presenciada.
Percebo os senhores da BP. Muitas vezes so lá está um sozinho e seria complicado não manter alguma cordialidade com os mendigos já que eles são tantos que bastava quererem e a loja ia abaixo. Outro motivo é que (aparentemente) eles pagam sempre o que compram, não poderá haver motivos formais de queixa. No entanto eu, como consumidor, não tenho que estar presente durante aquele espectáculo. O cheiro nauseabundo e as doenças que circulam naquele ambiente não são as melhores. Lá dentro a coisa processa-se rapidamente, mas nas redondezas aquilo está que mete nojo.
Ainda ontem lá fui...seriam umas 22. Estava a chover e eles estavam todos abrigados no toldo, outros dentro da maquina de lavagem de carros a chutarem e alguns dentro da loja a comprar qualquer coisinha. O mais estranho é que quando as barracas lá estavam aquilo não era nem de perto nem de longe a conspurquice que agora está! Estranhamente, agora que devia melhorar é que piorou, e de que maneira! O mais giro é que passou uma carrinha da Policia Municipal, abrandaram, olharam e seguiram. Das duas, uma...ou foram pedir reforços ou aquilo não era nada com eles.
Há alguém a quem atribuir responsabilidades?
Realmente sinto-me forçada a concordar contigo! No bairro das Marianas continua a predominar o "Reino da Imundice". Removerem os residentes para outros locais apenas vai propiciar melhores condições de habitabilidade aos moradores porque aquele sitio vai continuar a ser um "ponto de encontro" para a delinquecia!A prova disso é que quase que as barracas ja foram todas destruidas e continua-se a verificar a mesma "podridao". Continuam a haver vagabundos naqueles sitios ate porque é o ponto onde s troca droga,,, era necesario que houvesses a partir de agora policiamento que garantisse as pessoas que lá passam a mínima segurança e que acabassem com as "trocas" que se lá fazem! acontece é que os polícias sao mal pagos e nao estao para tar a por em risco as suas vidas, continuando isto a constituir-se um ciclo vicioso!Construir empreendimentos novos não vai resolver os problemas,,,até pk nao é a mandar as pessoas que lá viviam para o bairro do fim do mundo (que náo era de todo do meu conhecimento).esta remoçao apenas foi foita pk era economiacamente viável a construção de empreendimentos e não pr uma questao humanitária e de segurança para os restantes moradores.
bjinhus
Sofia