Manifestação de Uma Opinião

Qualquer opinião hoje é expressada num blog...e em qualquer blog é expressada uma opinião. Hoje em dia o mundo move-se rodeado de blogs e estes são um prelongamento das noticias diárias, comentando-as, da mesma forma que as impulsionam, fundamentando-as. Manifestação de Uma Opinião justifica a sua existência exactamente pelo seu nome...façam uso dele e expressem a vossa...

2006-09-03

Férias na multidão

Bem sei que estamos no final das férias, no entanto não posso deixar de criticar o Algarve.

Olho para a geografia do país e vejo sitios lindos, praias fantásticas e locais fenomenais para passar férias. Quer a familia deseje umas férias rurais, campestres, citadinas, quer deseja a praia ou a montanha o português tem a majestosa sorte de viver num país que nos oferece por inteiro estas oportunidades. Mas o que é que acontece? ALGARVE!
Vai tudo enfiar-se no Algarve! Vai tudo para a confusão! Vai tudo para os preços altos! Vai tudo lá para baixo porque é moda...vai tudo voltar no final das férias com um bronzeado quentinho mas com menos 3 frascos de aspirina por causa da confusão. E depois dizem com tamanho orgulho "eu estive no Algarve!". E eu pergunto porquê!
Quando faço férias tenho duas coisas em mente (principalmente). A primeira é cortar com a rotina e hábitos que se instalam durante o ano, a segundo é a calma necessária para descansar. Ora o Algarve é uma terrinha que me põe os nervos em franja pela tamanha confusão que aquilo oferece, que me irrita pela quantidade de tias falidas que vão para a Quarteira armadas em chiques, no entanto não vão para Vilamoura onde realmente se poderiam "orgulhar(?)" de qualquer coisita.

Claro que há Algarve e Algarve...tanto na localização como na altura do ano. Uma amiga minha que está lá a estudar (perto de Lagos) diz que aquela zona fora da época balnear é fantástica, é calma e é um privilégio viver lá. Não posso comprovar mas dou-lhe o meu crédito. Por outro lado o destrito Algarvio ainda é grandito e não é todo de praias (que é para onde é in ir), por certo que há zonas a explorar sem ser cansativo. No entanto não consigo perceber (e juro que tentei) o que é que é tão atractivo no Algarve para passar férias.

Faz-me lembrar o Brasil ou Cabo Verde. Dois países onde é moda ir e são de fugir. O meu padrasto teve cerca de um ano em serviço nas ilhas cabo verdianas e visitou tudo o que havia para visitar. Quando lhe perguntam se gostou ele responde que "quem foi para lá e diz que gostou está a mentir para se convencer que não foi deitar dinheiro ao lixo".
O Brasil é aquela pérola que já todos conhecemos...país do terceiro mundo, arrastões, favelas, pobreza, assaltos nos semáforos, assaltos na rua, assaltos em casa, facadas nos portugueses...uma maravilha! Já para não falar do gozo que é para aquele povo mandar piadas ao portugueses e mandá-los abaixo sempre que conseguem...no entanto o sorridente tuga lá vai lançado dar dinheiro aqueles senhores que assassinam a língua portuguesa. Lembram-se das Mamonas Assassínas? Sempre a gozar com os portugueses mas o português comprava os CD e ainda ia ao concerto...tivemos sorte...!
Com um continente tão rico e tão grande, tão diferente e com tantas culturas e paisagens díspares por que é que nos vamos enfiar no Brasil? Na minha opinião, por completa estupidez.

Viva as férias...

1 Manifestações:

  • At segunda-feira, 4 de setembro de 2006 às 19:15:00 WEST, Blogger M. said…

    Em todos os países acolhedores de emigrantes acontece haver uma onda de insatisfação e certa descriminação por parte de alguns dos seus habitantes. O "post" roça alguma dessa descriminação. Renegar um povo inteiro com base em conclusões retiradas de pequenas experiências subjectivas e muita especulação mediática é um erro que pode ser mal interpretado. Não acredito nessa intenção do "post", pois este visava a crítica das férias no Algarve, mas é patente a força incineradora quando se reporta aos brasileiros e ao Brasil. Tal força é, a meu ver, desnecessária e reveladora de alguma imaturidade. Desculpa Ruiz, mas é inevitável que assim pense.

    Compreendo todo o "ódio" que possa advir de uma sensação de "invasão" que possamos nós, portugueses e acolhedores de emigrantes, sentir. Mas tais sentimentos não nos devem cegar para a verdade dos factos e obrigarem-nos à aceitação de uma avaliação do mundo feita através de critérios redutores e demasiado centrados na vida de um qualquer alguém que se quede a esses sentimentos. Porque, de facto, a realidade é bem mais complicada que isso.

    O Algarve está, decerto, sobrepovoado durante o Verão. É difícil descontrair convenientemente com toda a algazarra que, ano após anos, tem vindo a tornar-se parte do quotidiano de alguém que para lá vai de férias. Há outros "spots", sem dúvida, no país muito mais convidativos para umas férias de qualidade.

    Com isso concordo.

     

Enviar um comentário

<< Home

 
http://www.youtube.com/watch?v=EbJtYqBYCV8
D12 - Girls

Music Code provided by Song2Play.Com