Saber dançar qualquer musica
A senhora chama sedutor a um artísta e não tem consciência que lhe está a fazer o maior dos elogios. Toda a atitude de um artísta para com o Universo é o de um sedutor.
Porque o que significa a sedução senão a arte de fazer, com infinito trabalho, paciência e perserverança, o objecto sobre quem concentramos a nossa mente, entragar, voluntária e arrebatadamente, o seu próprio âmago e essência? Sim, e alcançar enquanto isso, uma beleza mais elevada do que jamais poderia, sob quaisquer outra circunstâncias, ter atingido? Eu seduzi uma velha bilha de barro e dois limões fazendo-os entragarem-me o seu ser mais íntimo, tormarem-se meus e, nesse mesmo instante, tornarem-se fenómenos de irresistível graciosidade e encanto.
Mas acima de tudo, ser seduzida é o privilégio da mulher, aquilo que o homem bem lhe pode invejar. Onde estaríeis, minhas ilustres senhoras, se não reconhecesseis o sedutor em todos os homens ao alcance do cheiro dos vossos saiotes? Por mais admirável que seja, a mulher não desperta no homem o instinto do sedutor. É como o cavalo do Chavalier de Kerguelen, que tinha todas as boas qualidades deste mundo, mas que estava morto. E que pobres criaturas desvalidas seriam os homens, se não tentassem arrancar, como o violinista com o arco sobre as cordas, toda a riqueza e todas as virtualidades do instrumento que temos nas mãos?
Mas não imagine, minha sábia e sagaz amiga, que a arte do sedutos deve em cada empresa individual proporcionar-lhe o mesmo troféu. Há mulheres que esgotam a plenitude da sua feminilidade num sorriso, um olhar de soslaio ou uma valsa, e outras que a entregam nas suas lágrimas. Eu sou capaz de esvaziar uma garrafa de vinho do Reno até à última gota, mas sorvo lentamente um copo de aguardente fina e há castas raras em que ambiciono apenas respirar o aroma. O sedutor, leal e honesto, quando alcançou o sorriso, o olhar de soslaio, a valsa ou as lágrimas, lhe tira o chapéu à dama, o seu coração a transbordae de gratidão, só temendo uma coisa: a possibilidade de voltar a encontrá-la."
Excerto de "Ehrengarda, a Ninfa do lago"
Por Karen Blixen
Ao ler esta carta apercebo-me que seduzir é com representar um papel. Já todos tivemos namoradas/os e curtes muito diferentes, seja fisica ou (a relevante neste caso) psicológicamente falando. Nós próprios teremos uma harmonia interior que só funciona com determinados tipos de pessoas. Julgo, então, que seduzir não é mais que ser actor/a! Nunca mentindo (ou isso tiraria o prazer de seduzir) mas dizendo ao outro o que ele/a quer ouvir...
Passo a explicar: Todos temos uma série de defeitos e uma série de qualidades. Vamo-nos agora concentrar nas qualidades já que os defeitos são omitidos enquanto se seduz.
Observo a rapariga A...após alguma conversa com ela apercebo-me que gosta mais de X e Y considerando que W e Z são secundárias. Eu tenho a qualidade X, W e Z. Omito que não tenho a Y e manifesto abertamente a qualidade X, mantendo as W e Z à espreita para uma leve referência como quem não quer a coisa. Acabo por manusear, sem mentir, a minha pessoa de forma a captar uma atenção mais íntima de quem seduzo.
Observo rapariga B e o jogo é o mesmo. Ela gosta mais de Z e Y...eu vejo o que é que tenho na mala e toca de dançar essa musica com ela.
Observo rapariga C...D...E...etc. A dança é sempre a mesma, a musica é que não. É uma questão de acelerar ou acalmar o passo consoante o que ela gosta.
Não digo com isto que me molde consante a rapariga, mas aquela primeira aproximação que requer poucos erros é mais planeada de forma a captar "o sorriso, o olhar de soslaio, a valsa ou as lágrimas".
O autor da carta refere que as mulheres é que são seduzidas. Talvez seja verdade, já que, muitas vezes, o homem é seduzido num instante tão ínfimo que nem se chega a aperceber-se de que o foi. Quando dá por ele está a dirigir-se à rapariga/senhora e começam as falinhas de engate.
Acho por isso que a mulher é a primeira a seduzir, mas a sedução dela é, tendêncialmente mais fácil. Basta-lhe um olhar, um sorriso, um movimento para ter a atenção do homem, e muitas vezes fazem-no sem se aperceberem e sem vontade. Uma vez conseguida a atenção do macho (digo macho numa clara referência ao animal sedento que nos tornamos quando vemos um rabo de saias que nos cativou mesmo) resta-lhe ouvi-lo e senti-lo. A ela basta-lhe um momento, a ele uma(s) manha(s).
É o que acho da sedução...
Sedução, "atracção, encanto. Capacidade de seduzir, de encantar o outro com fins de atingir determinados objectivos."
Á primeira vista, a palavra sedução pode ser facilmente definida, mas não é algo que se possa explicar assim tão levianamente. Não se ensina o que é seduzir, nem como seduzir, é algo inerente a qualquer ser humano, e também se pode dizer que os animais a utilizam. Esta semelhança deriva obviamente da necessidade que os seres vivos têm de encontrar um parceiro, de se reproduzirem, mas os seres humanos levam isto muito mais além.
Na minha opinião, as mulheres têm uma maior capacidade natural de sedução, têm mais "armas" que os homens. Como já foi referido no post, na maior parte das vezes o homem recorre a manhas, algumas naturais, outras que aprende, ora além de ter de saber seduzir, o homem precisa também de ter alguma esperteza, caso contrário é difícil seduzir uma mulher. A mulher por seu lado, para seduzir, muitas vezes basta utilizar um olhar, um sorriso, um movimento, saber usar o seu corpo, usar uma roupa mais provocante, bastará uma destas coisas para chamar a atenção de um homem, não necessitam de recorrer a manhas pois o homem é mais seduzido pelo que vê, é mais atraído pela imagem, por um corpo e uma cara bonita, por um decote atraente, ou umas pernas bem feitas. Ambos seduzem e são seduzidos, mas de maneiras significativamente diferentes, o homem tem notoriamente mais trabalho na maioria das vezes porque para chamar a atenção de uma mulher precisa de usar mais do que o seu corpo.
Dizem que um perfume, um cheiro pode ser uma forma de chamar a atenção, atrair alguém, despertar sentimentos, quem não leu já o livro “O Perfume”? Dizem que uma luz quente, vermelha, acende desejos.. Uma dança sensual faz a imaginação funcionar.. São tantas as formas de sedução que se podem utilizar..
Se na maior parte das vezes a sedução é transmitida através do olhar, do cheiro, e até de um som, pelas sensações, não se pode deixar de lado algo menos físico, a imaginação e a inteligência também dão muito do seu contributo.
De certeza que já viram, conheceram alguém que era realmente bonito, atractivo, mas que não vos chamou propriamente à atenção, ou alguém que não é propriamente o tipo de pessoa que chama a atenção, mas que a nós nos diz imediatamente algo. Talvez seja o que usualmente chamam de "química", mas o que será isso? A sedução funciona neste caso só entre algumas pessoas? Ao contrário do que diz o post, não acredito que toda a gente possa dançar todas as músicas, podem tentar apenas…
Quem souber seduzir terá então a vida facilitada, segundo a definição que dei de inicio. Esta serve para atingir determinados objectivos, não só conquistar alguém, mas agradar a todos os níveis, até num trabalho, numa peça de arte, numa música que se escreva, num desenho, num poema, em algo que nos leve a pensar e a sentir, que nos agrade, a sedução cumpre sempre o seu papel.