Ano Novo. com menos fumo

Uma das leis que aguardo com maior ansiedade é a da restrição de fumo em lugares públicos, i.e. , em todo o local fechado em que o fumo poderá incomodar terceiros. Haverá em alguns locais, consante a área, zonas reservadas a fumadores, mas na maioria dos sítios acabou.
Finalmente vou poder ir a um Restaurante sem levar com o fumo dos outros e vou conseguir comer sem xeiros e odores. A comida vai-me saber a comida, os olhos não vão arder, vou conseguir respirar como deve ser e não vou sair de lá a tresandar.
"Um cigarrinho depois da refeição sabe bem" - dizem os fumadores. "Vamos perder clientela" - diz o pessoal da restauração". "Quem não quer fumar é que não devia ir para sitios com fumo." - Afirmam ambos.
Eu digo que realmente sabe bem um cigarro após a refeição, mas será que o não-fumador da outra mesa e que ainda não acabou de comer tem que levar com esse fumo? Ou mesmo que tenha acabado a questão mantém-se! Quanto aos senhores da restauração apenas posso pedir para ganharem juízo...as companhias aéreas temiam o mesmo e nunca perderem clientes por esse motivo. Por último, faço uma pergunta a tal afirmação: Então o não-fumador vai para onde? É que tirando a minha casa e aeroportos não sei de outro sítio livre de fumo!
Há algo que a maioria dos fumadores não percebe e não quer perceber: Tabaco é uma merda! Se o fumador quer comer merda é com ele, não tem que obrigar os outros a fazê-lo. E não os obrigar não é só levantar o cigarro, isso ajuda em pouco, é PARAR de fumar ao pé dos outros.
Sinto-me mesmo muito satisfeito com esta nova lei. Ah...uma curiosidade, eu sou fumador. Na minha luta para deixar o vício consegui reduzir de tal forma em que passo dias sem fumar, e quando fumo é o tal cigarrinho após a refeição ou numa noite de copos. No entanto compreendo a urgência e razoabilidade desta nova lei e apoio afincamente a extensão da lei às ruas. Como fumador defendo que só se deveria poder fumar em locais privados como casa, carro, etc. Isto não só para aliviar ainda mais o fumo que o não-fumador apanha mas também para suavizar a poluição das ruas e o nojo que está o chão por causa de beatas.
Aplaudo!
parec-me que estamos a cair em exageros. Quanto aos restaurantes concordo plenamente com a medida. No que concerne a bares e discotecas tenha as minhas reticências...
Um abraço,
José Carreira