Manifestação de Uma Opinião

Qualquer opinião hoje é expressada num blog...e em qualquer blog é expressada uma opinião. Hoje em dia o mundo move-se rodeado de blogs e estes são um prelongamento das noticias diárias, comentando-as, da mesma forma que as impulsionam, fundamentando-as. Manifestação de Uma Opinião justifica a sua existência exactamente pelo seu nome...façam uso dele e expressem a vossa...

2007-12-15

Ano Novo. com menos fumo


Uma das leis que aguardo com maior ansiedade é a da restrição de fumo em lugares públicos, i.e. , em todo o local fechado em que o fumo poderá incomodar terceiros. Haverá em alguns locais, consante a área, zonas reservadas a fumadores, mas na maioria dos sítios acabou.

Finalmente vou poder ir a um Restaurante sem levar com o fumo dos outros e vou conseguir comer sem xeiros e odores. A comida vai-me saber a comida, os olhos não vão arder, vou conseguir respirar como deve ser e não vou sair de lá a tresandar.

"Um cigarrinho depois da refeição sabe bem" - dizem os fumadores. "Vamos perder clientela" - diz o pessoal da restauração". "Quem não quer fumar é que não devia ir para sitios com fumo." - Afirmam ambos.

Eu digo que realmente sabe bem um cigarro após a refeição, mas será que o não-fumador da outra mesa e que ainda não acabou de comer tem que levar com esse fumo? Ou mesmo que tenha acabado a questão mantém-se! Quanto aos senhores da restauração apenas posso pedir para ganharem juízo...as companhias aéreas temiam o mesmo e nunca perderem clientes por esse motivo. Por último, faço uma pergunta a tal afirmação: Então o não-fumador vai para onde? É que tirando a minha casa e aeroportos não sei de outro sítio livre de fumo!

Há algo que a maioria dos fumadores não percebe e não quer perceber: Tabaco é uma merda! Se o fumador quer comer merda é com ele, não tem que obrigar os outros a fazê-lo. E não os obrigar não é só levantar o cigarro, isso ajuda em pouco, é PARAR de fumar ao pé dos outros.

Sinto-me mesmo muito satisfeito com esta nova lei. Ah...uma curiosidade, eu sou fumador. Na minha luta para deixar o vício consegui reduzir de tal forma em que passo dias sem fumar, e quando fumo é o tal cigarrinho após a refeição ou numa noite de copos. No entanto compreendo a urgência e razoabilidade desta nova lei e apoio afincamente a extensão da lei às ruas. Como fumador defendo que só se deveria poder fumar em locais privados como casa, carro, etc. Isto não só para aliviar ainda mais o fumo que o não-fumador apanha mas também para suavizar a poluição das ruas e o nojo que está o chão por causa de beatas.

Aplaudo!

2 Manifestações:

  • At segunda-feira, 17 de dezembro de 2007 às 13:47:00 WET, Blogger Unknown said…

    parec-me que estamos a cair em exageros. Quanto aos restaurantes concordo plenamente com a medida. No que concerne a bares e discotecas tenha as minhas reticências...
    Um abraço,

    José Carreira

     
  • At domingo, 23 de dezembro de 2007 às 22:11:00 WET, Blogger M. said…

    Não posso deixar de concordar com o post.

    Como não-fumador, não consigo conceber muitas coisas mais repugnantes, cruéis, sufocantes, dolorosas mesmo, do que estar rodeado de fumo de tabaco.

    Para além disto, há um outro argumento que nos vale.
    Quando os fumadores alegam a liberdade para poder fumar, essa liberdade pressupõe o desejo de quererem fumar, que querem poder ver satisfeito. O facto de não poderem fumar em locais fechados parece ser um ataque a essa sua liberdade. Mas o facto de ser a essa liberdade específica, não é um ataque à liberdade em geral. Isto porque esse seu desejo, que funda a suposta liberdade, é, ao mesmo tempo, uma liberdade roubada. A liberdade de não fumar.

    Do nosso lado, dos não-fumadores, nós simplesmente nada podemos fazer, no caso de a lei não existir, do que apanhar com o fumo ou evitar os locais que deveriamos ter a liberdade de visitar...

    Apenas digo que, se o tabaco fosse proibido de todo, daqui a 100 anos, depois de muita polémica, mais ninguém fumaria simplesmente porque já ninguém teria o hábito, já não haveria uma liberdade roubada.

    Porém, faltando medidas como as deste género, nem daqui a 100 anos, nem daqui a 1000, um não-fumador se habituará ao fumo do tabaco. Simplesmente não é possível.

    Respirar é respirar sem fumo.

     

Enviar um comentário

<< Home

 
http://www.youtube.com/watch?v=EbJtYqBYCV8
D12 - Girls

Music Code provided by Song2Play.Com