Manifestação de Uma Opinião

Qualquer opinião hoje é expressada num blog...e em qualquer blog é expressada uma opinião. Hoje em dia o mundo move-se rodeado de blogs e estes são um prelongamento das noticias diárias, comentando-as, da mesma forma que as impulsionam, fundamentando-as. Manifestação de Uma Opinião justifica a sua existência exactamente pelo seu nome...façam uso dele e expressem a vossa...

2007-02-03

Ao completar 19 anos recebi, por parte da minha professora de Latim, um livro de Mário de Carvalho que dava pelo nome de "Um Deus Passeando Pela Brisa Da Tarde". Referiu ser a história de um Magister Romanorum em terras Lvsas aquando o aparecimento do movimento católico/cristão e que seria mais uma forma de me aproximar conhecer faustosa língua que então me dava sérias dores de cabeça.
Reconheci o livro como um dos muitos que o meu pai me havia recomendado e eu, por descrença pueril, alegava que "sim, parece interessante...mais tarde lerei", nunca chegando a cumpri-lo. Talvez por uma birra de "santos da casa não fazem milagres", agarrei-me ao livro, desta feita por ter sido recomendado por outra pessoa.
Estupidez minha por tanta demora!

Abri e saltou-me esta primeira frase que me deixou boquiaberto: "Brilha o ceu, tarda a noite, o tempo é lerdo, a vida baça, o gesto flácido."! Fiquei estarrecido com tal adjectivação e descrição, pus-me goloso e eis que surge a segunda frase: "Debaixo de sombras irisadas leio e releio os meus livros, passeio, rememoro, devaneio, pasmo, bocejo, dormito, deixo-me envelhecer."...pasmo-me e mais me pasmo com o restante parágrafo: "Não consigo comprazer-me desta mediocridade dourada, pese o convite e o consolo do poeta que a acolheu, Também a mim, como ao orador, amarga o ócio, quando o negócio foi proibido. Os dias arrastam-se, Marco Aurélio viveu, Cómodo Impera, passei o que passei, peno longe, como ser feliz?".

Nenhum livro me tinha cativado à sua leitura tão rapida e fortemente. Devorei-o!
O resto do livro é directo, tem acção, tem vida, tem mais do que apenas construções filosóficas como estas primeiras linhas, e é isso que torna o livro belo! Tem a elegância de uma descrição atenta e integradora sem cair no nefasto do excessivamente pormenorizado; tem o cativante de uma história bélica, conflituosa e corrupta sem o banho de sangue característico; tem, ainda, a cultura e projecção Histórica da época e tem, também, a língua portuguesa no seu melhor com construções de alguém que não escreve apenas por recreio, mas porque sabe.

Recomendo vivamente!

2 Manifestações:

  • At domingo, 4 de fevereiro de 2007 às 21:14:00 WET, Blogger Xana said…

    Gosto muito de ler desde que o sei fazer.. É uma boa maneira de escapar da vida real, viajar, viver na pele de outras pessoas, e de aprender sempre algo de interessante. Mas há sempre algum livro que não me chama imediatamente a atenção, ou que me escapa por alguma outra razão, e gosto de ouvir opiniões e que me recomendem alguns. Tive como prenda há pouco tempo um grande livro, diferente do que costumo ler usualmente, mas que gostei bastante. Talvez um dia leia esse livro, e confirme o teu bom gosto ;)

     
  • At sábado, 17 de fevereiro de 2007 às 18:13:00 WET, Blogger M. said…

    Do mesmo autor: "Fantasia para dois coronéis e uma piscina" e "Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto".

    Mário de Carvalho é um dos maiores e melhores manipuladores da língua portuguesa actualmente. Se apenas por isso, vale a pena lê-lo.

    Consta que o livro recomendado é o melhor dele. Ainda não o li, mas já retirou a senha de espera no atendimento da minha atenção.

     

Enviar um comentário

<< Home

 
http://www.youtube.com/watch?v=EbJtYqBYCV8
D12 - Girls

Music Code provided by Song2Play.Com